terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mestre Vitalino

Olá,
Encerrando nossos posts sobre as comemorações do folclore, divulgamos as atividades da Profª Juliana com os alunos do 3º ano.
Ela trabalhou com os alunos a vida e obra do grande Mestre Vitalino através da reprodução de suas obras com argila. Desenvolvendo  a percepção dos alunos e a psicomotricidade.

Quem foi mestre Vitalino?

Vitalino  Pereira  dos  Santos,  Mestre Vitalino, ceramista  pernambucano, nascido em  Caruaru no ano  de  1909, filho  de  mãe  ceramista  e  pai  lavrador,   começou,  desde   cedo,  a  “brincar” de fazer  bonecos;  inicialmente  bois, vacas,  jegues  e  cavalos  como  seus  próprios  brinquedos. Mais tarde aumentaria seu acervo criativo incluindo vaqueiros,  cangaceiros, médicos e dentistas em ação, advogados, costureiras, família de retirantes, cenas  de casamentos, batizados e  festas  diversas, bandas de pífanos, grupos de festejos  etc. Tudo  que  sua  imaginação  fértil podia  criar, captando  o universo  em que  vivia.  Divulgou  sua  arte  da  maneira  mais popular possível;  nas  feiras locais, em  especial  a  Feira  de  Caruaru.
O seu trabalho influenciou outros artesãos, o próprio Vitalino ensinava as técnicas de escolher o barro, socar, peneirar, secar, modelar e a queimar.
Mestre Vitalino faleceu em 1963, deixou como herança diversos discípulos, entre eles os seus filhos Severino e Amaro.












Abaixo as fotos da realização das atividades.

Um comentário:

  1. Nós alunos do 3º ano gostamos muito desta atividade, achamos muito interessante e um aprendizado valioso.

    Amamos o blog!!

    ResponderExcluir